Da série "desabafos que ninguém gosta de ler mas eu vou escrever mesmo assim"

Category:

Momento crise existencial mode on. Porque acho que talvez escrevendo e lendo os comentários sobre isso eu me sinta melhor (ou não).
A faculdade terminou faz um bom tempo, mas ainda me atormenta. O tempo todo que fiquei sem fazer nada, de Dezembro até agora, me fez pensar bastante. Pensar não no que eu sei fazer, ou no que eu gostaria de ser, e sim o que eu quero fazer na vida. Mais do que uma profissão que me sustente ou que eu seja boa, o que eu vou dar pras pessoas, o que eu vou deixar nesse mundo. Parece uma palestra chata motivacional ou o discurso de alguém que acabou de ter uma experiência de quase morte, mas é verdade. Eu já disse aqui que entrei na faculdade de Publicidade com muito pouco conhecimento sobre o curso, sendo muito espontânea, viajando horrores sem medo e achando que a vida era Criação. Mesmo depois de ter aprendido muito, aberto o leque de oportunidades etc e tal, eu continuei seguindo o rumo da Criação, afinal, querendo ou não, é a minha vocação. Só que com o comportamento diferente, mais racional, mais lógico, mais planejado. E agora eu penso: poderia passar a vida toda fazendo algo que eu faço bem, sei disso. Mas será que eu vou aguentar ter sempre o objetivo principal de fazer uma empresa lucrar? Fazer uma marca crescer? Sim, é só nisso que eu penso agora. E acho podre.. acho fútil. Eu quero fazer mais e ver o resultado do que eu faço nas pessoas. Quero ser realmente útil, poder fazer diferença na vida de alguém com o meu trabalho. O problema todo é que não sei o que posso fazer. Admiro muitas profissões, mas infelizmente não nasci pra elas. Em todos os testes vocacionais que eu faço, a resposta é uma só: comunicação.
Então estou pensando em fazer Jornalismo, mas no fundo me sinto fracassada de qualquer jeito. Por ter chegado à essa conclusão sobre um curso que eu passei quatro anos fazendo, por ter que começar tudo de novo e sem ter 100% certeza, por achar que eu tenho uma visão muito ingênua da vida e das pessoas e que no mundo real não funciona, por de certa forma decepcionar as pessoas que acreditam em mim como publicitária e não entendem o jeito que eu passei a pensar, por me sentir como tantas outras pessoas que não sabem mais o que querem na vida. Queria ser aquela que "quis ser médica desde pequena" ou então encarar como "ainda sou jovem, posso fazer o que eu quiser da vida". Mas não consigo lidar com a sensação de que eu errei e tenho que reverter a situação. Eu sou uma decepção pra mim.
Fora isso, esse semana recebi uma vaga de estágio muito boa, perfeita pra mim, num canal de TV. O problema é que não posso pegar estágios, e tá aí outra coisa que eu me culpo muito, ter acabado a faculdade sem fazer um estágio que prestasse. O estágio é o momento que você tem pra errar, pra aprender, pra crescer, pra decidir melhor as coisas, pra conhecer pessoas, pra tirar dúvidas. E eu não consegui aproveitar enquanto podia ter feito isso. Também não tinha noção do quanto seria difícil sair da faculdade sem ter tido essas experiências, não sofri pressão pra fazer um estágio (até porque fui a primeira da família a fazer faculdade, ninguém tinha ou tem noção do que acontece antes, durante nem depois) e as coisas foram indo até eu me formar e agora estar na merda.
Enfim, agora eu sou apenas mais uma guria perdida no mundo, como se tivesse acabado de sair do colégio e não soubesse pra quê prestar o vestibular. E a única vantagem é que conheci pessoas legais, achei um ótimo namorado e posso ter direito à uma cela especial caso seja presa. É, acho que é isso.

Comments (12)

eu me identifiquei muito com esse post. o engraçado é que conheço um monte de gente na mesma situação. é estranho essa coisa de pós faculdade, parece que muitas fichas só caem nessa hora.
eu antes queria ser advogada ou promotora. hoje, sei que seria uma advogada frustrada e uma promotora louca, então estou vendo outros cargos (vi qe sou concurseira).
mas acho legal você fazer jornalismo, afinal, ainda é comunicação, e não aquela utilidade meramente financeira como a publicidade.
boa sorte viu, que você ache logo seu caminho.

Quando toca nesse assunto de faculdade, profissão, é tão cruel, né? Como você disse no post, eu também queria ser médica desde pequena, só que veterinária. Hoje em dia, não suporto ver sangue! As coisas mudam! Nos testes vocacionais, sempre dava Comunicação pra mim também e aqui estou, fazendo Letras-Inglês. Também não faço idéia se esse é o curso que quero fazer por 4 anos e nem fazia idéia de como era antes de entrar. Eu tô com um tremendo frio na barriga e estou com medo de ter que mudar de curso por não gostar mais desse, apesar de AINDA estar no 1º período. Eu tento me consolar dizendo que é só o início do curso, que irá melhorar depois.
Enfim, Bruh. É clichezão falar isso, mas nós realmente somos jovens ainda! Nossas opiniões mudam como nós mudamos de roupa! O mundo não é constante. Se você está interessada por outro assunto, por que não correr atrás?

Beijos!

Calma! Você não é a única! Pode ser que algumas pessoas entrem na facul, descubram antes que não é aquilo que querem fazer, e abandonam o barco no meio... Você quis fazer o curso, se identificou com muitas partes, já se deu melhor que mita gente! Você venceu sim, é a primeira a ter uma faculdade na sua familia, isso é muito importante! Infelizmente a gente não pode fazer test-drive da vida pra saber o que é melhor pra gente, e aos 17 anos não dá pra querer achar que vai saber o que vai ser melhor pro resto da vida. Ruim seria se você nem tivesse coragem de recomeçar. Só você sabe o que é melhor mesmo pra você e pra sua vida, aproveita que ainda tem chão pra rodar na vida pra tentar achar aquilo que te faz mais feliz!

Se te serve de consolo, eu tô no 7 ano de turismo, 25 anos nas costas, desde o começo eu sabia que isso não ia dar o retorno financeiro esperado, mas eu segui em frente, eu gostei muito do meu curso, principalmente do ambiente, mas como eu não sou herdeira do Hilton, eu sei que eu vou ter que enfrentar outro curso sim. Eu devia ter invertido, começado por adm e fazer uma pós na minha área, mas o que eu sabia há 6 anos? Nunca é tarde pra recomeçar, pode ter certeza - meu pai se formou aos 33 anos, teve negócio próprio, trabalhou feito um condenado naquilo que gostava, sustentou familia, escola particular e pôs os dois filhos na faculdade. A gente ainda tem muito chão nessa vida!

Bjos

Que email c tá usando, menina?
Tenho tanta coisa para falar do assunto que terá que ser em particular. Até mesmo pq já passei por td q vc está falando aí, pelo que ainda pretende passar e pelo q vc nem imagina q vai passar.
Me manda por testemunho no orkut.
Beijinhos e fica sussa q tudo se ajeita.

bruninha, em primeiro lugar, vou ressaltar o que a vy disse logo acima: "você não é a única! pode ser que algumas pessoas entrem na facul, descubram antes que não é aquilo que querem fazer, e abandonam o barco no meio..." e, ela está coberta de razão pois, eu faço parte do algumas pessoas que ela cita no comentário que fez! comecei, em 2003, um curso de ciência da computação (pensando que fosse o que eu gostaria de fazer) e acabei cancelando a matrícula e, fazendo com que meu pai jogasse dinheiro fora! sou tão encanada com isso que, prometi a mim mesma de que vou reembolsar cada centavo que ele gastou comigo naquele curso! fiquei de 2004 até 2005 parada até que, consegui um emprego em um escritório de contabilidade (emprego que não me satisfaz e ao qual lamento todo santo dia pois, não é o que gosto mas, é o que tenho para poder ganhar dinheiro enquanto não tomo vergonha de procurar o que gosto - admito ser acomodada sim, infelizmente!) no qual trabalho até hoje e que não ganho tão mal (quando estou down e, reclamo para a manis, ela tenta me consolar dizendo que ganho até mais do que minhas duas tias que trabalham há mais tempo que eu...) mas aí penso: "mas que p*rra, meu! eu quero ganhar com o que eu goste de fazer... será que vou ficar o resto da vida nisso?" aí a deprê pega mas, em segundo lugar, não adianta a gente se culpar por isso (como você fez no post, se dizendo ser uma decepção)! eu diria que essa é a hora de você começar (pelo menos tentar) a encarar como "ainda sou jovem, posso fazer o que eu quiser da vida" porque, é a mais pura verdade, bruna! você é nova, tem muito chão pela frente ainda (quem diria que eu que penso exatamente igual a ti estaria dando um conselho assim mas, Deus queira que sirva para mim também)! o pior é você ficar se torturando dessa maneira a ponto de chegar à conclusão de que pelo menos você vai ter direito à uma cela especial caso seja presa... um dia, pode ser que tudo o que você estudou e no que se empenhou te sirva para muito mais do que você imagina... não deu certo? tenta novamente! gente para te apoiar, creio que não vai faltar!
se cuida, bruninha e, não se maltrate assim pois, você (como muitos) vieram para vencer e vão conseguir (como eu \o/)
beijo, flor :-***

Infelizmente eu não sei muito o que dizer, sou péssima em conselhos. Sabe, na vida sempre fazemos algo que às vezes nos arrependemos ou não ficamos "empolgadas" como o esperado. É normal, apesar de chato. Acho que você podia tentar Jornalismo, até por que como disseram, ainda é comunicação. Porém, é importante pensar bem antes de fazer. Isso é uma fase, você vai acabar se resolvendo, e eu desejo-te boa sorte.

Desculpe-me mais uma vez por não dar um bom conselho, sou péssima nessas coisas.

Ah, sobre o Burton, bem, eu pago um pau pra ele. Um dia desses vi "O Estranho Mundo de Jack", muito legal! Agora só falta "Noiva Cadáver", heh.

Bru... você mesma já disse que não consegue ver a vida assim, mas eu preciso te dizer: vc realmente é muito nova e tem muito pela frente, e nunca é tarde pra recomeçar, nunca! Acho louvável sua decisão de querer fazer algo que fique nas pessoas, não apenas pelo lucro, apesar de eu achar que existe como fazer isso sendo pulicitária... Tantas propagandas marcam vidas e ajudam tantas pessoas... Não necessariamente propagandas de produtos comerciais, mais de instituições, fundações, comunidades, enfim, propagandas que emocionam e te fazem refletir. Isso já é ajudar, já é fazer parte da vida das pessoas.
Eu acho que tanto para começar um novo curso, quanto para fazer esse estágio na TV, ainda há tempo, Bru. Dá medo, por ser uma coisa nova, tem toda essa coisa de frustração, decepção, também (que eu sei como é, apesar de não passar por isso, tenho uma irmã de verdade aqui que está na mesma crise existencial), mas é possível. Respira fundo, conta até dez e vai em frente, mete a cara, dê a mão à palmatória. Que todas as pessoas que te amam vão estar sempre ao seu lado, te apoiando nas suas decisões, eu tenho certeza. E o importante, o mais importante, é que você seja feliz maninha, sempre.
Tenta ser menos racional e mais impulsiva, que às vezes faz bem. Palavra da Rainha da Insegurança e Auto-Controle, aquela que só age por impulsividade quando não tem saída! hehehe! Por isso mesmo são palavras confiáveis. =P

Eu estou aqui, pro que precisar. Viçosa tem Comunicação Social, viu?? Te hospedo na minha casa, se vc se decidir por aqui! =P

beijos!

Sinceramente, acho que saímos muito cedo da escola pra decidir um curso que vai definir o resto da vida, então acho super normal que a gente erre. Pelo menos somos novos e podemos recomeçar. (Isso é básico pq já larguei dois cursos na facul, fora os que fiz matrícula e fui cancelar).
Já tive empregos que odiei, mas continuei neles, pq me pagavam muitíssimo bem, até que aparecesse um melhor. Acho que o legal é definir o que vc quer da vida, e é o que vc está fazendo, já acho importante... Recomeçar é bem difícil, mas em geral, vale a pena. Corra atrás dos seus ideais e não desanime, por mais que às vezes dê vontade. E o mais importante: não deixe que as outras pessoas decidam ou te influenciem no que é melhor pra vc, não seja uma publicitária pq dizem que vc eh mto boa nisso. Aproveite agora, pq mais tarde o arrependimento é maior e aí pode ser que já não dê mais pra vc voltar atrás.
Torço por vc, viu!
Bjos

Apesar da carreira que eu escolhi ser completamente diferente da sua eu entendo perfeitamente o que você tá passando. Também entrei no curso de Direito sem ter muita noção do que ia fazer ali e saí da faculdade ainda meio sem saber. Hoje sei que quero mesmo me envolver com pesquisa, por sorte, me apaixonei por Direito Penal e gostaria de trabalhar desenvolvendo teorias na área, mas as coisas não são tão simples. Como deixei a faculdade passar meio batida, assim como você, não fiz os estágios certos, não me envolvi nos projetos que poderiam contar pontos no que pretendo fazer mais pra frente (também sou a primeira da família a fazer faculdade e também não tive cobrança alguma), percebi que, mesmo formada, vou ter que começar do zero.
Mas pior do que não querer escolher outro curso é não poder cursar Direito denovo e dessa vez fazer tudo certinho.
Bom, enrolei um pouco, mas meu ponto é o seguinte... eu não entendo nada de publicidade, mas vejo que hoje em dia existem empresas preocupadas em passar mensagens bacanas sobre a vida e a sociedade pras pessoas através dos anúncios, tem muito projeto de propaganda bacana! Trabalhando nessa área você tem a oportunidade de desenvolver esse tipo de idéia e mesmo que de forma "pequena" dar a sua contribuição. Nada na vida é 8 ou 80, então, vão haver momentos em que você vai ter que pensar no lucro da empresa e só.. mas faz parte do jogo.
Coloque um pouco de você, da sua essência, dos seus desejos em cada coisa que fizer e assim, já vai estar contribuindo um pouco pro enriquecimento da atividade que estiver desempenhando, seja ela qual for.
E acredite em mim, você ainda é jovem. Jovem o suficiente pra se estabelecer na carreira que escolheu e se não gostar, partir pra outra. Não encarando a primeira como um fracasso, mas como um complemento e acima de tudo um aprendizado.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Beijo!

Não sei se meu comentário vai fazer com que você se sinta bem ou não... Mas... Bom, eu desde pequena quis ser veterinária. Ninguém imaginava que eu fosse fazer outra coisa, por isso todo mundo se espantou quando comecei a fazer engenharia. É, sofri muita pressão pra deixar a veterinária de lado. ¬¬ Acontece que passei 2 anos fazendo engenharia, e tipo, muita gente pode imaginar que foi tempo (e dinheiro) jogado fora. bem, eu nunca gostaria tanto da veterinária se não tivesse feito esses dois anos de engenharia! O que acontece é que a gente sai mega-novinho, totalmente verde do 2º grau. Daí já querem que a gente tome uma decisão que vai definir o resto da nossa vida! Não acho que seja tarde pra você mudar de idéia, muito pelo contrário! No meu curso tem mó galera com mais de 30 anos, formados em outras faculdades já, que decidiram fazer veterinária. Eu acho que você tem muito tempo ainda pra decidir a sua vida. Eu mudei radicalmente, você pode mudar também. =D

Bah subrinha, que FOSSA!!! Meu vc só tem 21 anos!!! pior eu que to com 28 e até agora nao sei se advogar é realmente tudo o que eu quero da vida... tanto que to querendo começar uma faculdade de Gourmet uhahauhuahauhua viu como eu to pior que vc???

E meu, uma amigona minha passou pelo mesmo dilema, afutilidade da publicidade e nao se achou até agora, porque a única coisa que ela quer fazer é comunicaçao, mas para deixar de ser futil ela quer fazer a aprte de~"publicidade na áera de marketing social" esqueci como se chama, trabalhar com algo que seja justo na cabeça dela para tornar o mundo melhor.

portanto guria, levanta a cabeça e va a luta!!! e se a soliçao for outra faculdade, QUE FAÇA!

Bom, li o comentário de quase todas as meninas sobre o post dessa moça inteligente. Porém, será que já não fazes aquilo que gostas? Nossas crises são passageiras, tente observar as pessoas ao seu redor e ver oque elas também gostam e como gostam. Li uma vez que o Sucesso é conseguir aquilo que queremos e que a Felicidade é gostar daquilo que já temos. Estou passando pelo mesmo problema que você, estou estudando na área de engenharia, porém as aulas tem sido extremamente massantes pra mim. Estou desesperado atrás de algo que me satisfaça como ser-humano, tenho 22 anos e não tenho a mínima idéia do que quero fazer. Você já está formada, se estabilize, ganhe uma grana e enquanto isso comece a fazer algo que goste, nem que seja 1 hora por dia. Boa sorte!